Gov-01

Vereador Telo Pinto fala da necessidade de investimentos no Setor Primário

Telo enfatizou a ausência de órgãos Federais como o Ministério da Agricultura na região.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Telo Pinto (PSDB), tratou sobre a necessidade de investimentos no Setor Primário e a dificuldade de produtores em conseguir financiamentos mediante à burocracia. Enfatizou a ausência de órgãos Federais como o Ministério da Agricultura na região. Pontuou questões como legalização fundiária e licenciamento ambiental. Referente ao licenciamento, declarou que é um dos principais entraves e pediu ao governo do Estado que reveja a portaria que “limita” o produtor junto às casas financeiras.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 25 DE NOVEMBRO DE 2019 (SEGUNDA-FEIRA)

Na sessão ordinária dessa Segunda-feira, 25 de novembro, o vereador Beto Farias (Podemos) solicitou esclarecimento dos gastos da Casa Legislativa, através de Requerimento. Segundo o vereador, a Câmara e quem preside a mesma tem que dar exemplo na atuação como órgão fiscalizador. O parlamentar ainda solicitou unidade área para o transporte da jovem Raine Fernandes de Sousa, que está hospitalizada no Padre Colombo precisando de imediata remoção para a capital do Estado para fazer tratamento.

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) apresentou Indicação 123/2019 para que seja feito o trabalho de recuperação asfáltica e iluminação pública para a Rua Massaranduba. Com o Requerimento 414/2019, solicitou iluminação pública para a escadaria da Francesa até o bairro Santa Clara. Por meio do Requerimento nº 415/2019, pediu a retirada de entulhos da Rua Massaranduba. Retirada de entulhos também foi requerida, verbalmente, para as ruas Sete de Setembro e Alberto Mendes, bairro de Palmares.

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) solicitou, com Indicação à Prefeitura, adequação da rota do ônibus escolar que atende a região do Parananema, com atenção para a estrada de São Miguel. Sobre a interdição do porto, exigiu que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cumpra com sua responsabilidade. Cobranças também foram feitas ao Setor de Saúde do Estado quanto ao funcionamento do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), uma vez que “falhas no sinal de internet dificultam o registro de pacientes no sistema, além disso, há casos que precisam de atenção emergencial”.

O vereador Renei Mocambo (PL) pautou sobre as inúmeras promessas feitas pelo governo do Estado em relação ao Setor Primário e cobrou as ações anunciadas para o setor Primário. Renei disse que os vereadores são cobrados em suas visitas à zona rural. Outra pauta do parlamentar foi referente às embarcações fluviais, falou sobre as dificuldades enfrentadas para desembarque. Existem barcos com placas de frete que ficam parados nos portos e isso dificulta a atracação embarcações de menor portes, oriundas de comunidades rurais.

O vereador Gelson Moraes (PSD) comentou sobre ofício que foi enviado para o chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca do Estado do Amazonas, senhor Vinicius Picanço Lopes. O documento visa para que possa vir a Parintins para participar de uma agenda positiva para o setor Pesqueiro do município de Parintins, nos dias 06 e 07 de dezembro. A ideia é tratar, principalmente, sobre o Manejo do Jacaré na região do baixo Amazonas. Gelson convida os municípios de Barreirinha, Nhamundá e São Sebastião do Uatumã para se fazerem presentes, juntamente com a Prefeitura de Parintins.

A vereadora Nêga Alencar (PSD) se posicionou acerca do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado na mesma data. A parlamentar expôs ainda um projeto sobre o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha na rede municipal de ensino. Com a presença de mulheres ativistas na Casa Legislativa, a vereadora exibiu um abaixo-assinado que defende a criação de um feriado municipal no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Nêga Alencar delineou seus projetos passados que tiveram como foco a mulher parintinense.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) solicitou ações voltadas às mulheres de Parintins, frisou prioridades como creches e maternidades. O vereador repudiou que o governo do Estado do Amazonas não vem dando atenção às mulheres como elas merecem. O militar enalteceu, mais uma vez, o trabalho da Polícia Militar, pois prendeu três integrantes pistoleiros da facção Família do Norte (FDN), que iriam ceifar vidas no município. Linhares declarou que a polícia faz seu trabalho de prender, mas, a justiça solta elementos de alta periculosidade, devido as leis do país.

 

Assessoria de Comunicação da CMP

você pode gostar também