Carnailha 2020

Vereadores lamentam o fechamento do porto de Parintins e pedem providências ao DNIT

A estrutura de ferro da ponte e das balsas apresenta rachaduras que comprometem a infraestrutura.

Na última sexta-feira (15/11), o porto foi interditado pela Agência da Marinha por motivos de segurança.

Na sessão ordinária dessa Segunda-feira, 18 de novembro, o vereador Beto Farias (Podemos), falou sobre a interdição do Porto de Parintins. Na última sexta-feira (15/11), o porto foi interditado pela Agência da Marinha, que em nota à imprensa explicou que a interdição foi por conta do rompimento de dois elos de ligação do total de quatro que ligam a balsa de atração. Já é a quarta vez que o porto é interditado. Por isso, sugeriu que a Prefeitura possa pensar em um porto independente para que os parintinenses não fiquem reféns apenas do porto que é gerido pelo Governo Federal.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE PARINTINS

RELEASE – 18 DE NOVEMBRO DE 2019 (SEGUNDA-FEIRA)

O vereador Bertoldo Pontes (PSL) comentou sobre a interdição do Porto de   Parintins. A estrutura de ferro da ponte e das balsas apresenta rachaduras que comprometem a infraestrutura. O problema afeta a operação de cargas e passageiros, principalmente as embarcações oriundas de várias partes de nossa região. “Faço um apelo ao nosso Governador e aos nossos deputados federais, Marcelo Ramos e Sidney Leite, que intercedam ao Governo Federal, que tomem as devidas providências junto ao DNIT, que é o órgão responsável pela manutenção e infraestrutura do porto de Parintins”, suplicou.

O vereador Gelson Moraes (PSD) falou de sua viagem até a Manaus, no dia 13 de novembro, para reunião com o Deputado Estadual Fausto Vieira Júnior (PV), em busca de emenda impositiva para aquisição de um caminhão baú para a Associação dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Parintins (Asparpin), bem como a construção de uma escola com quatro salas para a comunidade Sagrado Coração de Jesus – região do Tracajá.  O parlamentar também tratou sobre curso para os pescadores filiados na Asparpin e agradeceu a parceria Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos.

O vice-presidente da Câmara, vereador Tião Teixeira (PTB), lamentou as consequências provocadas pelo furto de cabo subaquático de energia do Programa Luz Para Todos, na travessia da rede no Rio Mamurú, da comunidade Simeão Socorro para Ponta Alta. Como medida remediadora, o vereador sugeriu à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a elaboração de cronograma de cota de combustível para o funcionamento de motor de geração de energia das escolas afetadas pelo desligamento inesperado, do Rio Mamurú ao Uaicurapá.

O presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB), comunicou que a empresa responsável pela revitalização do Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza já está em Parintins. Com isto, destacou a contratação de mão de obra local para realização da obra. O parlamentar também se reportou ao problema do Porto da Cidade, que foi interditado. Enfatizou que a responsabilidade é do Governo Federal e que um apelo para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possa atuar, com urgência, referente à questão.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) anunciou, na tribuna da Câmara, a reforma da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças da comunidade do Maranhão. O vereador visitou por diversas vezes a escola, na comitiva do prefeito Bi Garcia (PSDB), e apresentou, através de Requerimento, a solicitação para reforma com urgência. Por determinação do prefeito Bi Garcia, a empresa responsável pela reforma deve contratar a mão de obra da comunidade para gerar emprego e renda aos moradores da localidade. Linhares lamentou que Parintins, a “Capital Nacional do Boi Bumbá”, está com o porto interditado.

O vereador falou de sua satisfação pelo resultado da Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM), a qual prepara os alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Recordou que estudantes de Parintins, tanto das escolas municipais como estaduais, têm se destacado em nível nacional. “Chamo a atenção, em especial para a educação do interior, que vem sendo feita com muito sacrifício e tivemos como resultado, alunos sendo premiados com o primeiro lugar. Isso nos fortalece para que, a cada dia, possamos continuar lutando e nos esforçando pela educação”, ressaltou.

 

Assessoria de Comunicação da CMP

você pode gostar também